quinta-feira, novembro 18, 2004

#37 *Sobre ontem: Beleza

Hoje senti-me um estranho em Lisboa, enquanto cantava.
Talvez outrora a escadaria interminável soasse a sacrifício. O frio que cortava a cara pudesse ser no mínimo incomodativo. A noite em que já mergulhava a cidade pudesse trazer-me insegurança. Corresse com a pressa do tempo.
Naquele momento os meus pés absorviam cada passo e davam-mos como recordação. Os olhos espectantes bebiam os edifícios da movimentada avenida. O cheiro das pessoas fascinava-me, qual recém nascido, turista embevido que tudo vê pela primeira vez.
Reconhecia em mim a incapacidade de controlar a percepção. A mão que deslizei suavemente sobre a rugosa fachada do antigo terminal do Arco do Cego, o olhar não direccionado que se elevava a 360º, e cantei para que todos pensassem que sou louco. Tive mesmo um surto impiedoso de voz que abafou o rosnar dos motores urbanos.
E o vento? Ah! O vento que levou as notas como sopros entre ruas, ouviste-as?
Cruzei aquela esquina como todos os dias, e, lá encontrei ainda mais novidade. Como se nunca o tivesse feito contemplei a publicidade cubista do Galeto. E à entrada do metro não consegui julgar os mendigos, não consegui despresar o que me rodeava.
Perguntava se todos, os que de olhos vazios jaziam como pedras no metro, tinham neles a minha alegria. Se partilhavam comigo o azul e vermelho com que pintei o metropolitano.
Não corri pela estação para evitar os dificeis cheiros. Detive-me junto à colunata, quase corri para cumprimentar o segurança. As viagens que fiz não se tornaram rotineiras, o brilho nos meus olhos deixavam espreitar por estas janelas a força de viver que me envolve.
Espantoso é afirmar que dias como estes multiplicam-se assim que acordo e digo bom dia ao sol por nascer e ao nevoeiro por descer. A eles confesso o que sinto. E a ti!

4 Comments:

Blogger PreDatado said...

Um post com sensações boas.

9:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fantástico!

Nea*

1:04 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Acho que foi um dos melhores posts que já li...faz-me lembrar que a vida pode ser vivida com um brilhozinho nos olhos...com uma felicidade incondicional! E de repente tudo muda...

Luas*

1:02 da tarde  
Blogger A Cúmplice said...

belas imagens que transpuseste para este texto, gostei muito, continuas brilhante =), ainda bem que te encontrei*beijo

1:55 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home